quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Celhinhamb_atv4-3currículoetecnologias
Sendo o currículo o ponto de partida e o próprio caminhar da escola, é imprescindível que este caminhar contemple as discussões do PPP, PDE, Regimento Escolar e consequentemente que todos os projetos de pesquisa e educativos estejam ancorados nele.
O caminho que se pretende seguir em termos de conhecimento vai conectar ou não o aluno ao mundo. Exatamente por isso que a Proposta curricular deve ser feita a partir de discussões dos diversos segmentos da escola: articulações de área, direção, corpo docente e discente,colegiado escolar, etc., mediante diagnóstico, em consonância com a realidade da escola e de forma democrática. Fruto da análise, dos estudos.
O ensinar e o aprender deve ultrapassar os limites de “ilha cercada de gente por todos os lados.” E então propor um novo currículo, sem fragmentação onde a interatividade aconteça de fato. Onde não haja divisão, mas cada docente e discente, na sua diversidade, complemente-se. Na contemporaneidade, as disciplinas precisam dialogar entre si como prega a nova Matriz Curricular – segundo as áreas de conhecimento: Linguagens,Códigos e suas Tecnologias. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias (Ensino Médio), mas também, precisam avançar, transpor as paredes de suas áreas e tecer redes de conhecimento em que a pluralidade, a multidisciplinaridade, a Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade realmente aconteçam. A interdisciplinaridade planejada através de projetos especiais que englobem atividades diversificadas como:palestras, exposições, oficinas, dinâmicas, recitais, dramatizações, paródias de músicas, jogos, leituras diversificadas:sensoriais, emocionais e racionais de textos fictícios e não-fictícios, produções diversificadas de textos, desenhos, pinturas, coreografias, etc.voltados para temas sobre vários enfoques.
É importante construir competências significativas, necessárias ao desenvolvimento global do educando no exercício da cidadania, no contexto sócio-político em que está inserido e formar cidadãos participativos e críticos na sociedade, adotando uma nova prática,no dia - à- dia da sala de aula;
É importante também subsidiar o corpo docente e discente em relação às novas TICs e realmente utilizar essas novas tecnologia para incorporar os novos conhecimentos nas diversas
situações do processo ensino aprendizagem.

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