quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Registro de atividade 1.6(Portfólio)Eproinfo
Escola: Rotary de Itabuna por Célia Maria Batista Mendes, em Língua Portuguesa - 2008 – 8ª série Tema (Assunto): Identidade Cultural brasileira:na musica: nos anos 60, 80 e 90. - Relato de Atividade realizada com novas tecnologias

Conteúdo:Norma culta e dialeto>etário –jovem/idoso; geográfico; social –caipira/escolarizado em 6 horas/aula

Objetivos:
• Contextualizar a cultura brasileira nos anos 60, 80 e 90.
• Analisar e caracterizar as composições de protesto e a Jovem Guarda
• Reconhecer os ritmos afrodescendentes (Rock Nacional, Reggae, Funk, Rap (Hip Hop) Samba, Forró – suas origens e constituições.
• Refletir sobre a fantasia,a mobilização e a transformação da sociedade.

Recursos: Módulo TP 2,livro do aluno, , internet e/ou livro,CD e DVD, som e TV, papel ofício,quadro branco, piloto, dicionário, textos musicados xerocados.

Desenvolvimento das atividades:
• Leitura de texto – pretexto A lenda das três árvores.
• Sensibilização com conversa sobre a realização dos sonhos, sobre a arte musical, sobre o I FACE (Festival Anual da Canção Estudantil)
• Pesquisa e leitura: Um histórico da cultura brasileira nos anos 60, 80 e 90 (Interdisciplinaridade com História) – Livro do aluno de História (Nelson Pilet)
• Recital (por mim) Nós somos inútil (Ultraje a rigor).
• Reflexão a partir do recital.
• Composição musical para o FACE 2008-10-22 – com fundo musical e motes
• Análise da canção Fantasia – atividade do Gestar, TP 2, Avançando na prática p.87
• Produção de resenha sobre Arte Musical da Ditadura a partir da canção Fantasia (C. Buarque)
• Apresentação das músicas compostas para o FACE: Show musical
Reflexão: O ato de educar torna-se prazeroso quando dinamizamos nossas ações em parceria com as novas tecnoligias. Principalmente enquanto educadores precisamos ser sempre e muito criativos. Esta atividade precisava ser desenvolvida a partir do TP do projeto GestarII. Paralelo a isto, tínhamos o FACE(Festival Anual da Canção Estudantil)e estávamos desenvolvento o Projeto semestral- Identidade Cultural, foi possível concretizá-las interativamente.

Nenhum comentário: