quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Eproionfo: ATIVIDADE 1.3.

Os buracos da escola

Quando se pensa em buracos geralmente se associa à coisas negativas, lacunas que não foram preenchidas, desejos não realizados. Segundo Lacan “O desejo é a falta”.
Somos seres sedentos de completude, embora saibamos que eternamente insatisfeitos, na essência humana. Há muitos buracos a serem preenchidos em nossas singularidade e nas muitas diversidades.
No espaço escolar das muitas diversidades é preciso preencher os buracos que natural e necessariamente existem, e é um desafio para os educadores dessa era tecnológica ensinar e aprender. (Pozo e Postigo,2000) "É preciso desenvolver capacidades da nova cultura da aprendizagem para poder adquirir, analisar, compreender e comunicar informações" numa relação recíproca.

O vídeo – O buraco no muro é uma sugestão desafiadora para os buracos da escola. Abrir e preencher espaços inusitados, aguçar a curiosidade de todos, de modo criativos e informal. Tanto na India quanto no Brasil, os exluidos podem "acessar a cultura através da TV, teatro, computador desde que as escolas sejam menos direcionadoras e mais articuladoras dos espaços de conhecimentos tenham como ponto de partida a densidade de conhecimentos". (Ladislau Dowbor,2004) Observa-se que o conhecimento tecnológico ocorre numa cadeia interativa onde toda a comunidade passa a ser estimulada a usar o computador.

ASSISTA O VÍDEO BURACO NO MURO

Nenhum comentário: