sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Literando com as TICs na Africanidade brasileira
“Ler é desvendar o mundo ao nosso redor.” (A.d.)
Autoria: Professoras SOUZAs:


Célia Maria B. Mendes/Maria LúciaRosa de Jesus/Maria da Glória Santos
ESCOLA ROTARY DE ITABUNA – ITABUNA –BAHIA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Pretende-se despertar o prazer pela literatura enquanto busca de conhecimento, informação, entretenimento, partilha para inferir sobre o sentido;
• Ler e analisar textos de autores modernos através de livros e internet (clássicos da literatura brasileira, identificando características de cada estilo, linguagem, conteúdo, personagens, ambientes, tempo, espaço, foco, sentido, considerando os subentendidos, o contexto situacional de produção, a ideologia, a polifonia numa relação intertextual.
• Discussão de contextos sócio-econômicos: o cacau no sudeste da Bahia e o açúcar e a seca no Nordeste, sobre os heróis do modernismo: minorias mulher, negro e negra, morena, “caboclinha” ex-escravos e coronéis e sobre a fome dos excluídos africanos.
• Leitura de textos postados no blog com resolução de atividade avaliativa a partir da produção de comentários no blog lido.

Duração das atividades
Serão necessárias doze horas aulas, sendo duas aulas semanais, portanto seis semanas.

Estratégias e recursos da aula
• Distribuição, análise e explanação de roteiro de atividades
• Leitura no livro do aluno e no Google sobre a II fase Modernista e os autores (J. Amado, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz (produção de resumos – atividade extra-classe) observando critérios;
• Análise extra-classe, das obras (a partir de roteiro) dos autores citados:Capitães da Areia, Gabriela Cravo e Canela, Quincas Berro d’água, Meninos de Engenho e O quinze.
• Fichamento em grupo das leituras
• Produção de resumos das obras e leitura de outros resumos, na internet
• Organização do seminário a partir de roteiro de apresentação
• Apresentação de seminários dos grupos de leitura.
• Discussão de contextos sócio-econômicos: o cacau no sudeste da Bahia e o açúcar e a seca no Nordeste e sobre os heróis do modernismo: minorias mulher, negro e negra, morena, “caboclinha” ex-escravos e coronéis.
• Leitura de textos postados no blog com resolução de atividade avaliativa a partir da produção de comentários no blog lido.

Recursos Complementares
Livro didático do aluno/ Internet (Google, you tube, portacurtas)/Livros paradidáticos
(romances)/ Fichas de leitura/ Microsistem/ CD/Cartazes/Data show/Câmeras e/ou MP6

Avaliação
• Os alunos serão avaliados processualmente, no decorrer de todas as atividades: nas discussões, com os fichamentos, resumos (coerência e coesão e aspectos críticos e formais dos textos), planejamento e execução do seminário, organização dos cartazes, análise das músicas apresentadas no seminário, postura dos alunos a partir dos critérios previamente estabelecidos (segurança na argumentação, clareza na exposição de idéias, criticidade, respeito às opiniões diversas) e na resolução da atividade avaliativa final, postada no blog.




















APRESENTAÇÃO:

Este projeto visa o incentivo às descobertas literárias através de novas tecnologias. È um convite para uma viagem literária, dirigido aos alunos do Ensino Médio, com o lema “Viagem com destino ao prazer de descobrir o novo que está além dos nossos horizontes.


JUSTIFICATIVA

A visão de aprendizagem transformadora se faz a partir do compromisso de todos os envolvidos em educação, de modo que se possa interagir os livros com as novas tecnologias. Pois assim, ele interage com o mundo interno e externo e neste contexto vive melhor a cada dia. A literatura é um veículo de interação entre as culturas do presente, do passado e do futuro. No tecer e no destecer de cada arte literária construímos um mundo melhor.


ROTEIRO DE ATIVIDADES

• Estudo do contexto das obras;
• Leitura das obras;
• Organização de diários e fichamento de leitura;
• Apresentação individual;
• Socialização das leituras;
• Desenvolvimento dos itens propostos:
Observações:
• Cada grupo, fará a análise, discussão e o comentário de cinco textos (vide coletâneas organizadas) considerando o conteúdo e a forma. Os textos serão variados por turma.
• A realização deste projeto exige leitura e pesquisa
• Todo o trabalho tem duas fases: a primeira individual e a segunda em grupo
• Cada aluno deve ser participativo e exigir a participação de todos
• Cada grupo deve eleger um coordenador e relator dos trabalhos
• O sucesso do grupo depende de cada um
• Exposição das escolas no final do projeto culminando com uma gincana

- Tarefa 1: Identificação e caracterização personagens
- Tarefa 2: teatralização
- Tarefa 3: Identificação de características do Modernismo
- Tarefa 4: Solicitar produção de texto
- Tarefa 6: Recital de poemas
- Tarefa 7: Análise de telas
- Tarefa 8: Análise de músicas relacionadas
- Tarefa 9: Identificação do Modernismo.


BIBLIOGRAFIA
ABAURRE, Maria Luíza e outros. Português Língua e Literatura. Coleção Base. Volume único , 1a edição. São Paulo: Moderna. 2000.
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 83ª Ed. Rio de Janeiro:ABDR, 2000.
AMARAL, Emília e outros. Português, redação , gramática, literatura e interpretação de texto. Nova Cultural. Círculo do livro. 1996.
CADORE, Luís Agostinho. Curso prático de Português – Literatura. Gramática – Redação , 2o grau. 6a edição, São Paulo: Ática, 1998.
CEREJA, William Roberto. Português : Linguagens: Volume único 3. São Paulo: Atual, 2008.
TERRA, Ernani e NICOLA, José de. Gramática, literatura e Redação para o 2o grau. São Paulo: Scipione, São Paulo. 1997.

________________________________________________________________________1993.
Internet...

Nenhum comentário: