domingo, 15 de novembro de 2009

O QUINZE - Rachel de Queiroz (Resumo)II fase modernista:
O primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz é O Quinze. O título se refere a grande seca de 1915, vivida pela escritora em sua infância. O romance se dá em dois planos, um enfocando o vaqueiro Chico Bento e sua família, o outro a relação afetiva de Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora.Conceição é apresentada como uma moça que gosta de ler vários livros, inclusive de tendências feministas e socialistas o que estranha a sua avó, Mãe Nácia representante das velhas tradições. No período de férias, Conceição passava na fazenda da família, no Logradouro, perto do Quixadá. Apesar de ter 22 anos, não dizia pensar em casar, mas sempre se "engraçava" à seu primo Vicente. Ele era o proprietário que cuidava do gado, era rude e até mesmo selvagem.
Com o advento da seca, a família de Mãe Nácia decide ir para cidade e deixar Vicente cuidando de tudo, resistindo. Trabalhava incessantemente para manter os animais vivos. Conceição, trabalhava agora no campo de concentração onde ficavam alojados os retirantes, e descobre que seu primo estava "de caso" com "uma caboclinha qualquer". Enquanto ela se revolta, Mãe Nácia à consola dizendo:
"Minha filha, a vida é assim mesmo... Desde hoje que o mundo é mundo... Eu até acho os homens de hoje melhores."
Vicente se encontra com Conceição e sem perceber confessa as temerosidades dela. Ela começa a trata-lo de modo indiferente. Vicente se ressente disso e não consegue entender a razão.As irmã de Vicente armam um namoro entre ele e uma amiga, a Mariinha Garcia. Ele porém se espanta ao "saber" que estava namorando, dizendo que apenas era solícito para com ela e não tinha a menor intenção de comprometimento.Conceição percebe a diferença de vida entre ela e seu primo e a quase impossibilidade de comunicação. A seca termina e eles voltam para o Logradouro. Segundo Plano - Chico Bento e sua família: Sem dúvida a parte mais importante do livro. Apresenta a marcha trágica e penosa do vaqueiro Chico Bento com sua mulher e seus 5 filhos, representando os retirantes. Ele é forçado a abandonar a fazenda onde trabalhara. Junta algum dinheiro, compra mantimentos e uma burra para atravessar o sertão. Tinham o intuito de trabalhar no Norte, extraindo borracha.No percurso, em momento de grande fome, Josias, o filho mais novo, come mandioca crua, envenenando-se. Agonizou até a morte. O seu fim está bem descrito nessa passagem:
"Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai.Ficou em paz.

8 comentários:

linguagem interativa disse...

5.Ao reler o resumo da obra "O quinze" você abriu o link: II fase Modernista? Abra-o, releia as informaões apresentadas no seminário e abra a I e II lista de exercícios responda em dupla ou trio, as 5 questões negociadas por mim.

Unknown disse...

Resposta por: Roberta, Alessandra e Diego
lista 1 modernismo
1-c
2-a
4-e
5-a

Unknown disse...

lista 1-Fernanda e Dyanna
modernismo

1-c
2-a
4-e
5-a

amorintenso disse...

respostas de Daniele novais e liliara
pasta 2

8:b
15:c
14:d
20:c

amorintenso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

DIANA FERNANDES JESSICA SANTANA DANIELLE PEREIRA

RESPOSTA:1(c)
5(a)
9(c)
8(e)

rodrigo disse...

Resposta de Danilo e Rodrigo Rodrigues

1)A
2)D
3)B
18)A

Unknown disse...

resposta da 4 questão(isis e geisa)
Muito boa a sequência que determina os fatos, a todo momento o fim é o que precede o início de cada instante, muito real em um país onde o que prevalece é a CRIATIVIDADE do dia a dia.