terça-feira, 24 de novembro de 2009

Literando com as TICs na Africanidade brasileira

“Ler é desvendar o mundo ao nosso redor.” (A.d.)

Autoria: Professoras SOUZAs:
Célia Maria B. Mendes
Maria Lúcia Rosa de Jesus
Maria da glória Santos


ESCOLA ROTARY DE ITABUNA – ITABUNA –BAHIA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Pretende-se despertar o prazer pela literatura enquanto busca de conhecimento, informação, entretenimento, partilha para inferir sobre o sentido;
• Ler e analisar textos de autores modernos através de livros e internet (clássicos da literatura brasileira, identificando características de cada estilo, linguagem, conteúdo, personagens, ambientes, tempo, espaço, foco, sentido, considerando os subentendidos, o contexto situacional de produção, a ideologia, a polifonia numa relação intertextual.
• Refletir sobre africanidade e outras minorias, contextualizado na II fase modernista, de forma que se possa compreender o contexto histórico das obras e o modo como foi representado o afro-descendente por Jorge Amado, Rachel de Queiroz e José Lins do Rego.


Duração das atividades
Serão necessárias doze horas aulas, sendo duas aulas semanais,
portanto seis semanas.


Recursos da aula
• Distribuição, análise e explanação de roteiro de atividades
• Leitura no livro do aluno e no Google sobre a II fase Modernista e os autores (J. Amado, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz (produção de resumos – atividade extra-classe) observando critérios;
• Análise extra-classe, das obras (a partir de roteiro) dos autores citados:Capitães da Areia, Gabriela Cravo e Canela, Quincas Berro d’água, Meninos de Engenho e O quinze.
• Fichamento em grupo das leituras
• Produção de resumos das obras e leitura de outros resumos, na internet
• Organização do seminário a partir de roteiro de apresentação
• Apresentação de seminários dos grupos de leitura.
• Discussão de contextos sócio-econômicos: o cacau no sudeste da Bahia e o açúcar e a seca no Nordeste e sobre os heróis do modernismo: minorias mulher, negro e negra, morena, “caboclinha” ex-escravos e coronéis.
• Leitura de textos postados no blog com resolução de atividade avaliativa a partir da produção de comentários no blog lido.

Recursos Complementares

Livro didático do aluno/ Internet (Google, you tube, porta curtas)/Livros paradidáticos
(romances)/ Fichas de leitura/ Microsistem/ CD/Cartazes/Data show/Câmeras e/ou MP6


Avaliação
• Os alunos serão avaliados processualmente, no decorrer de todas as atividades: nas discussões, com os fichamentos, resumos ( observação da coerência da coesão e dos aspectos críticos e formais dos textos), planejamento e execução do seminário, organização dos cartazes, análise das músicas apresentadas no seminário, postura dos alunos a partir dos critérios previamente estabelecidos (segurança na argumentação, clareza na exposição de idéias, criticidade, respeito às opiniões diversas) e na resolução da atividade avaliativa final, postada no blog.

Endereços:
http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html
http://www.fundacaojorgeamado.com.br/jorge_biografia.htm
http://pt.shvoong.com/books/novel/1686764-morte-quincas-berro-agua/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Menino_de_engenho
http://66.228.120.252/rondel/1111980
http://www.youtube.com/watch?v=VoKa-_QBp_Q
http://www.portacurtas.com.br/pop_boasvindas.asp?cod=8738&exib=2770

2 comentários:

linguagem interativa disse...

Literando com as TICs na Africanidade brasileira
Questões da prova do blog: IV Unidade Professoras: Célia Maria B. Mendes Souza/Maria Lúcia Rosa de Jesus Souza/Maria da Glória Santos Souza
Questão 11:Comente a diferença entre os meninos da obra Capitães da areia(Jorge Amado) e o vídeo 10 centavos...
12. Deixe aqui a sua mensagem de recomeço. saudades... um cheiro!!!
Questão 10: Produza um texto (em dupla ou trio, comparando a formação das paisagens dessas duas regiões, estabelecendo semelhanças e diferenças.
*** caso você não tenha gostado da 1a opção 10, faça esta:
10.Produza um texto em dupla sobre a Bahia: palco forte de representação da cultura do Nordeste
*** ou ainda:10.você pode optar por colocar seu texto sobre desmatamento aqui.
Questão 09: Buscar o Deus que criou Kam, pai da Africa seria desvirtuar-se ou aproximar-se mais de seu verdadeiro DNA? Buscar apenas o pai do Universo é preconceituoso ou era o mais antigo conceito que se tinha? A identidade original afro exclui Deus? Comente?
Questão 05 a 8:.Ao reler o resumo da obra "O quinze" você abriu o link: II fase Modernista? Abra-o, releia as informaões apresentadas no seminário e abra a I e II lista de exercícios responda em dupla ou trio, as 5 questões negociadas
Questão 04:Abra a ATIV.1.5 e leia, leia também o link - vídeo:10 centavos e comente a diferença entre os capitães da areia de J. Amado e vídeo do menino abandonado.
Questão 03:3.O QUINZE - Rachel de Queiroz (Resumo)O primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz é O Quinze. O título se refere a grande seca de 1915, vivida pela escritora em sua infância. O romance se dá em dois planos, um enfocando o vaqueiro Chico Bento e sua família, o outro a relação afetiva de Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora.Conceição é apresentada como uma moça que gosta de ler vários livros, inclusive de tendências feministas e socialistas o que estranha a sua avó, Mãe Nácia representante das velhas tradições. No período de férias, Conceição passava na fazenda da família, no Logradouro, perto do Quixadá. Apesar de ter 22 anos, não dizia pensar em casar, mas sempre se "engraçava" à seu primo Vicente. Ele era o proprietário que cuidava do gado, era rude e até mesmo selvagem.Com o advento da seca, a família de Mãe Nácia decide ir para cidade e deixar Vicente cuidando de tudo, resistindo. Trabalhava incessantemente para manter os animais vivos. Conceição, trabalhava agora no campo de concentração onde ficavam alojados os retirantes, e descobre que seu primo estava "de caso" com "uma caboclinha qualquer". Enquanto ela se revolta, Mãe Nácia à consola dizendo:"Minha filha, a vida é assim mesmo... Desde hoje que o mundo é mundo... Eu até acho os homens de hoje melhores."
a. Conceição é racista quando pensa no caso do seu primo com "uma caboclinha qualquer" /b.A caboclinha deste romance pode ser comparada com Gabriela da obra de Jorge Amado?Porque?/c. Qual a diferença entre Gabriela e Conceição?
Questão 02:.Comente a história de amor entre Nacib e Gabriela:
Questão 01:A personagem Gabriela do romance e novela- Gabriela, cravo e canela (J.Amado) - representa a mulata, carregada de sensualidade, a retirante nordestina, que vive a tão cantada seca do Nordeste(por Luiz Gonzaga. Ela sai de sua terra em busca de uma vida melhor. E vem parar na famosa Terra do cacau, encontra emprego de cozinheira do Nacib, no bar Vesúvio-Ilhéus.Faça um comentário sobre Gabriela, na perspectiva de heroína da II fase Modernista. Porque uma mulata sensual que se prostitue torna-se central na obra Amadiana?

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