Célia Maria Batista Mendes
Maria Lúcia Rosa de Jesus Souza
“ Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos,”. Nelson, Literary Machines 1992.
Pode se dizer que Hipertexto é um amplo mundo de textos com inúmeras ramificações, onde cada espaço cibernético, numa rede global interativa é ramificado e ramifica-se a cada instante. “No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que agrega-se a várias informações na forma de textos, imagens ou sons. Dentro desse texto existem vários links que aparecem na forma de termos destacados do texto principal e que tem a função de ligar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso a outras informações que completem o texto principal
São blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes,
No século XVI e XVII já se via manifestações hipertextais transcritas pelos copistas e caracterizadas como uma escrita coletiva. Estes escritos permitiam uma escrita não-linear do texto, as quais eram posteriormente transferidas para cadernos-comuns que poederiam ser consultadas por outros leitores. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
As principais características do Hipertexto são: Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear; além de outras que você vai descobrindo com o uso deste tipo de texto.
Em sala de aula, podemos utilizar o hipertexto, o que proporcionará ao aluno um leque de possibilidades para produção textual que expresse a sua leitura de mundo.Acredito que se bem aproveitado, esse recurso pode ser trabalhado pelas diversas disciplinas.
São, portanto, redes de comunicações onde o leitor tem a possibilidade de destecer linkando às suas reflexões, interferindo, conectando o seu mundo aos outros mundos hipertextualizando cada vez mais.
Referencia Bibliográfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia).http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_tempo_para_a_tecnologia_hipertexto)
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário